Introdução à Propulsão Elétrica

Resumo

A propulsão elétrica é um tipo alternativo de propulsão de veículos espaciais devido à sua maior eficiência em manobras de operação prolongada comparativamente com a convencional propulsão química. Tornou-se uma tecnologia bem estabelecida em dispositivos de propulsão para pequenos satélites, tais com Cubesats. Para mover e/ou controlar o movimento de satélites que orbitam a Terra ou de veículos espaciais para outras missões, é necessário um sistema de propulsão que facilite a missão pela aplicação de uma força denominada “propulsão” e que se baseia na ejeção de matéria (princípio da ação-reação). O sucesso da propulsão elétrica baseia na habilidade para ejetar a elevadas velocidades um propelente e na economia de massa necessária no lançamento do veículo para a realização destas missões.

Pode definir-se a propulsão elétrica como a “aceleração de gases para propulsão resultante do aquecimento elétrico e/ou de forças volúmicas elétricas e magnéticas”. Ao contrário de um propulsor químico, que se baseia na energia interna das ligações químicas dos seus gases propelentes, num propulsor elétrico a energia é obtida por uma fonte externa de potência, o que é uma grande vantagem da propulsão elétrica sobre a propulsão química uma vez que a quantidade de energia que pode ser aplicada externamente é apenas limitada pela tecnologia disponível.

Objetivos

Esta formação insere-se no âmbito da Engenharia Espacial. Constrói-se sobre os trabalhos da Agenda Temática de Investigação e Inovação para o Espaço e Observação da Terra e na Estratégia Portugal Espaço 2030.

A criação desta unidade de formação visa também responder ao objetivo da U.Porto de reforçar de forma significativa uma cultura de aprendizagem ao longo da vida no seio da sua oferta formativa, através da diversificação de iniciativas de formação contínua e pós-graduada, flexíveis e inovadoras, que contribuam para os processos de reskilling e upskilling da população adulta residente em Portugal, em especial na região norte, enquadrada no programa Impulso Adultos.

Programa

. Descrever os conceitos básicos dos sistemas de propulsão elétrica
. Aplicar as técnicas matemáticas relevantes para modelar e simular os principais tipos de propulsores

Destinatários

Licenciados STEM (ciências, tecnologias, engenharias, matemáticas) que tenham tido formação de Física e Matemática durante a Licenciatura.

Nota: Informação provisória, aguarda aprovação.

Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação
Engenharia Espacial

Bolsas PRR

As bolsas dirigem-se a adultos (maiores de 23 anos), com ou sem atividade profissional, residentes em território nacional aquando realização da formação.

Informação Geral

10,5 horas de contacto

Datas a definir

B-learning

1.5ECTS

150€

Português

Vagas | 15-30

Brochura do curso

Parceria com:

Partilhe este cursos nas suas redes sociais!