Hidrogénio e Combustíveis Sintéticos
Resumo
Fala-se na urgência de descarbonizar a energia, de ter soluções para a produção de energia a partir de fontes renováveis e muito se fala, por exemplo, sobre o hidrogénio como um vetor energético: um vetor e um substrato capaz de transportar e armazenar energia, facilmente convertível em outras formas de energia, nomeadamente a energia elétrica ou térmica. Mas de facto, o hidrogénio não é um bom vetor energético. É difícil de transportar e armazenar, é preferível transformamos o hidrogénio noutras formas de energia que se armazenam e transportam mais facilmente. É importante Portugal ter técnicos competentes, técnicos esclarecidos, capazes de tomar as boas decisões, técnicos capazes de levar Portugal a um futuro melhor e ao mesmo tempo, capazes de fazer e de participar na revolução que é a descarbonização da energia. Há uma variedade de tecnologias emergentes, e este curso vai debruçar-se precisamente sobre esta temática.
Objetivos
Com esta unidade de formação contínua pretende-se que o estudante adquira conhecimentos do estado da arte na produção de hidrogénio e combustíveis sintéticos e compreendam os fundamentos físico-químicos e dos processos de conversão de energia associados. Pretende-se ainda que sejam capazes de fazer uma análise crítica e comparativa entre diferentes tecnologias existentes e emergentes.
Programa
1. Hidrogénio de fontes renováveis
. Introdução;
. Eletrólise da água – alcalina e PEM;
. Decomposição catalítica do metano;
. Processos inovadores de produção de hidrogénio: fotoeletroquímico solar, termo-químico solar.
2. Combustíveis sintéticos
. Introdução;
. Metanol e dimetil-éter;
. Amoníaco;
. Metano sintético e biometano.
Destinatários
Licenciados em Engenharia Química (ou áreas similares).
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização desta formação.
Nota: Informação provisória, aguarda aprovação.
Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação
Tecnologia dos Processos Químicos
Bolsas PRR
As bolsas dirigem-se a adultos (maiores de 23 anos), com ou sem atividade profissional, residentes em território nacional aquando realização da formação.
Informação Geral
52 horas de contacto
Datas a definir
B-learning
6ECTS
600€
Português
Vagas | 15-30