Gestão da Qualidade

Resumo

Esta unidade de formação pretende colmatar uma necessidade observada no mercado no que diz respeito à atualização nos conhecimentos na área de gestão da qualidade e, por outro, a procura destes conhecimentos por agentes sociais e económicos que tendo concluído uma formação de base de engenharia se deparam com novos desafios profissionais. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de implementar e gerir projetos e sistemas de qualidade, em pequenas e médias empresas e/ou organismos públicos de acordo com metodologias eficazes.

Objetivos

Esta unidade de formação visa dotar os formandos de conhecimentos numa função de suporte crítica para o sucesso de um sistema logístico ou industrial que é a área da qualidade. Tem como objetivos principais capacitar os formandos nos temas associados:
1. ao controlo, garantia e gestão da qualidade,
2. aos princípios, organização e requisitos da norma ISO 9001,
3. às ferramentas fundamentais de melhoria da qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas
4. à utilização daresolução estruturada de problemas e os métodos estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos
5. à utilização de ferramentasde controlo estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.

Programa

1. Conceitos e Fundamentos de Gestão da Qualidade
. Definições de qualidade de produtos, processos, serviços e organizações;
. Conceitos de controlo, garantia e gestão da qualidade;
. Princípios da gestão da qualidade (controlo dos processos, orientação ao cliente, melhoria contínua, envolvimento e liderança, gestão baseada em factos);
. Custos da qualidade;
. Análise de casos.

2. Referências para a Gestão da Qualidade
. Apresentação e análise os princípios, organização e requisitos da família das normas ISO 9000;
. Análise e documentação de procedimentos de trabalho no contexto da norma ISO 9001;
. Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) de acordo com a norma ISO 9001. Análises de casos práticos;
. Processos de auditoria e de certificação de Sistemas de Gestão;
. Referência a outros referenciais de gestão no âmbito ambiental da higiene e segurança e da responsabilidade social;

3. Métodos e Ferramentas da Qualidade
. Resolução estruturada de problemas: apresentação de diversas abordagens e introdução à metodologia Six Sigma;
. Evolução histórica dos métodos estatísticos para a melhoria da qualidade: amostragem, controlo estatístico do processo, desenho de experiências;
. Ferramentas básicas da Qualidade – fluxogramas, folhas de registo de dados, histogramas, diagrama de Pareto, diagrama de causa-efeito, diagrama de dispersão;
. Controlo estatístico de processos: cartas de controlo Shewart para atributos e variáveis;
. Análise da capacidade dos processos;
. Análise de sistemas de medida;
. Evolução das metodologias de melhoria contínua: da gestão da qualidade total à metodologia Lean Six Sigma..

Destinatários

Titulares do grau de licenciado, grau de mestrado ou equivalente legal na área de engenharia ou áreas similares consideradas adequadas.

Nota: Informação provisória, aguarda aprovação.

Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação
Engenharia de Sistemas Industriais e Logísticos

Bolsas PRR

As bolsas dirigem-se a adultos (maiores de 23 anos), com ou sem atividade profissional, residentes em território nacional aquando realização da formação.

Informação Geral

14 horas de contacto

Datas a definir

B-learning

1.5ECTS

150€

Português

Vagas | 15-30

Brochura do curso

Parceria com:

Partilhe este cursos nas suas redes sociais!