Análise Custo-Benefício em Segurança e Saúde Ocupacionais
Resumo
Em muitas organizações a implementação de medidas no âmbito da segurança e saúde ocupacionais (SSO) ainda é considerada como um custo que procuram evitar, limitando-se a aplicar as medidas de prevenção exigidas por lei. No entanto, essas medidas evitam acidentes e doenças profissionais, os quais, ao ocorrerem, representam também custos efetivos que devem ser minimizados. Coloca-se assim a questão: Em que condições os investimentos em SSO permitemreduzir os custos com acidentes e doenças profissionais? – para responder é necessário, antes de mais, conhecer o custo efetivo dos acidentes e doenças profissionais e saber fazer o balanço entre estes e os investimentos necessários para os evitar.
Objetivos
Nesta unidade de formação contínua, pretende-se fornecer aos profissionais, ferramentas que lhes permitam decidir de forma racional e sustentada as medidas de Segurança e Saúde Ocupacionais a implementar.
Programa
. Perspetiva económica da sinistralidade e do absentismo;
. Noções básicas de cálculo económico;
. Cálculo dos custos dos acidentes e do absentismo;
. Identificação das necessidades de investimento em SSO, um exemplo com Xsens;
. Recuperação dos investimentos, noções de tempo, inflação e escalada;
. Avaliação dos investimentos em segurança:
. Investimentos com financiamento externo.
Destinatários
Técnicos Superiores de Segurança e Saúde no Trabalho.
Profissionais com um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido que comprove a sua capacidade para realizar essa formação.
Nota: Informação provisória, aguarda aprovação.
Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação
Segurança e Higiene no Trabalho
Bolsas PRR
As bolsas dirigem-se a adultos (maiores de 23 anos), com ou sem atividade profissional, residentes em território nacional aquando realização da formação.
Informação Geral
24 horas de contacto
Datas a definir
B-learning
3ECTS
300€
Português
Vagas | 15-30