Construção Modular

Resumo

A industrialização da construção é cada vez mais urgente e necessária no tecido empresarial português, para compensar a falta de mão de obra. Este paradigma tem feitoalgumas alterações nos processos construtivos, deslocando para a fábrica a produção de alguns elementos. A translação para a indústria a que assistimos trouxe para a construção metodologias industriais nos vários quadrantes, desde o projeto, à produção, à montagem, à sua utilização e mesmo desmontagem. A articulação entre estes vários momentos, implica assim a introdução de conceitos e metodologias industriais que potenciam a interação dos vários intervenientes no processo desde o projeto, à obra e à utilização.

O Design for Manufacturing, Assembly and Desassembly, conhecido como DfMAD habitualmente aplicado na indústria é agora adotado pela Indústria da Construção, trazendo consigo novos processos e ferramentas. São estes novos conceitos de industrialização da construção que são oferecidos nesta unidade de formação, por forma a atualizar os profissionais do sector.

Objetivos

O principal objetivo desta unidade de formação é mostrar as perspetivas atuais da Construção Modular na perspetiva das várias disciplinas envolvidas na Construção da arquitetura, à engenharia, à produção industrial. Neste sentido serão abordadas as várias tecnologias adotadas em Portugal e na Europa.

Programa

. Construção modular – conceito, definições e exemplos;
. A Construção Modular na história da construção;
. A Indústria 4.0 na Construção modular;
. Construção modular e DfMA a gestão do Projeto Integrado e da obra;
. As ferramentas de comunicação entre projeto/fábrica/obra/manutenção;
. A Construção Modular de edifícios;
. O Construção Modular de edifícios;
. O desempenho de um edifício Modular;
. Construção modular de pontes;
. Construção modular de ferrovia;
. Construção Modular em betão;
. Construção Modular metálica em LSF;
. Construção Modular em madeira.

Destinatários

Titulares do grau de licenciado, grau de mestrado ou equivalente legal na área de engenharia ou áreas similares consideradas adequadas.

Nota: Informação provisória, aguarda aprovação.

Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação
Engenharia Civil e Tecnologia

Bolsas PRR

As bolsas dirigem-se a adultos (maiores de 23 anos), com ou sem atividade profissional, residentes em território nacional aquando realização da formação.

Informação Geral

14 horas de contacto

Datas a definir

B-learning

1.5ECTS

150€

Português

Vagas | 15-30

Brochura do curso

Parceria com:

Partilhe este cursos nas suas redes sociais!