Enquadramento
Para o especialista em patologia e reabilitação das estruturas é fundamental o conhecimento: da tecnologia dos materiais utilizados (pedra, adobe, madeira, aço, betão ou outro); das características geométricas das estruturas; dos possíveis ensaios de caracterização física e mecânica dos materiais; do comportamento dos elementos estruturais e das soluções de reabilitação e reforço para cada construção. Nos últimos anos, a evolução do conhecimento nos domínios da patologia e reabilitação das construções, tem evidenciado um impulso significativo, por um lado pela crescente sensibilização dos diversos intervenientes no sector da construção, e por outro pelo surgimento de novos materiais e de técnicas construtivas. Estatísticas recentes mostram que o investimento no sector da reabilitação tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.
O CINPAR 2016 representa uma importante oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos, técnicas e tecnologias, e para a troca de experiências em trabalhos de reabilitação e reforço de estruturas.
Objetivos
- Divulgar e discutir os métodos de inspeção de estruturas e caracterização dos materiais;
- Apresentar e discutir as patologias mais frequentes nas construções;
- Conhecer e analisar as principais causas das patologias, considerando que este aspeto é fundamental para que a reabilitação tenha êxito;
- Divulgar os materiais mais utilizados nos trabalhos de reabilitação e reforço de estruturas existentes;
- Apresentar e discutir soluções de reabilitação e reforço de estruturas;
- Promover a troca de experiências nos domínios do estudo das patologias e da reabilitação e reforço de estruturas entre os profissionais que atuam nesta área.
Tópicos
T1 – Patologias
T2 – Materiais
T3 – Procedimentos
T4 – Projectos
T5 – Património histórico