Bioengenharia

Quando eu vi que podia entrar com o ENEM, a felicidade foi enorme! Uma vez que estamos habituados a um certo tipo de processo seletivo, é muito complicado alterar ainda mais para entrar na melhor faculdade de engenharia de Portugal! A aceitação do ENEM torna Portugal e Brasil muito mais próximos.

Bioengenharia
Escola Barão do Rio Branco, Estado de Santa Catarina

Sou catarinense e estava a procura de algo maior quando decidi vir para FEUP. Não queria me encaixar numa universidade privada no Brasil porque achava as mensalidades altíssimas e iria estar me qualificando por baixo. Seriam muitos com o mesmo currículo que o meu disputando por uma vaga de emprego. Pensei melhor e vi que não valia a pena o tamanho do investimento que é estudar numa universidade privada para depois ser só mais uma no mercado de trabalho.

Como sempre tive admiração pela Europa, pelos seus costumes e seu alto nível de ensino, comecei a pesquisar universidades que aceitassem estudantes brasileiros. Apareceram algumas, mas nada me fazia ter a vontade de sair do meu país para estudar fora. Os processos de ingresso eram extremamente complicados e tudo aquilo me fazia ter um pouco de receio. Por fim, resolvi procurar em Portugal, já que falamos a mesma língua achei que seria um pouco melhor no período de adaptação. Encontrei a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. E melhor, ela aceitava como nota de ingresso o ENEM! Quando eu vi que podia entrar com o ENEM, a felicidade foi enorme! Uma vez que estamos habituados a um certo tipo de processo seletivo, é muito complicado alterar ainda mais para entrar na melhor faculdade de engenharia de Portugal! A aceitação do ENEM torna Portugal e Brasil muito mais próximos. Nunca me esquecerei do dia que recebi o comunicado que tinha sido aceita na universidade. Fiz a família toda chorar! Chegando aqui foi parte de um sonho realizado.

Hoje me vejo inserida num competitivo mercado de trabalho e num curso de excelentes saídas. Na FEUP, respiramos engenharia! É mesmo contagiante estar lá dentro. Materiais dos mais tecnológicos e professores de alta qualidade que estão sempre disponíveis para nos atender a qualquer horário nos seus gabinetes. Hoje, estando 6 meses em Portugal, já tive a oportunidade de conhecer a Espanha e tenho viagem marcada para março para França e Itália. Os transportes dentro de Portugal e da Europa são muito baratos e há muitas opções. Desde trem a avião. Quanto ao custo de vida, hoje pago para viver aqui, o mesmo que pagaria na universidade privada na minha cidade. Se valeu a pena sair de casa e estar vivendo tudo isso? Sem dúvida!

Ver mais depoimentos