MESTRADO EM ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES
OBJETIVOS GERAIS
O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (M.EEC) tem o objetivo de formar Engenheiros de conceção e projeto, dotando os estudantes de uma formação avançada e especializada nos diferentes domínios da EEC, mantendo o espetro largo que tem caraterizado os cursos precedentes. Está organizado em três especializações, cada uma das quais representa um percurso formativo coerente que contempla as competências necessárias ao domínio de especialização e corresponde a perfis de empregabilidade com reconhecida aceitação no mercado de trabalho. Assim, cada especialização tem um conjunto de unidades curriculares estruturantes comuns ao percurso formativo de todos os seus estudantes. Os grupos optativos têm como objetivo permitir aos estudantes o reforço da formação em domínios não-nucleares da especialização.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Dotar os estudantes de uma formação avançada, especializada e diferenciada num dos seguintes domínios da EEC: Automação, Energia, e Telecomunicações, Eletrónica e Computadores (TEC). De forma geral, o estudante deverá adquirir, com a necessária proficiência, conhecimentos de ciências de engenharia e de tecnologias, tanto gerais como específicas da especialização e conhecimentos de gestão, bem como capacidades e atitudes pessoais, profissionais e interpessoais. O estudante deverá ser capaz de utilizar essas competências na resolução, antecipação e prevenção de problemas complexos no domínio da EEC e na conceção, projeto, implementação e operação de sistemas com- plexos. Deverá também ser capaz de desempenhar funções profissionais (incluindo aquelas reconhecidas pelas associações profissionais) de grande responsabilidade em contextos complexos e com foco na inovação e funções de liderança em projetos multidisciplinares.
METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
O perfil de formação que este ciclo de estudos pretende atingir aponta para graduados com uma formação abrangente nos desenvolvimentos recentes das grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia Eletrotécnica e Computadores. Como ao longo do ciclo de estudos se vai passando de unidades curriculares (UCs) nucleares e genéricas até UCs optativas mais especializadas, também as metodologias de ensino se vão adaptando às exigências específicas de cada uma. A formação é baseada na combinação de aulas teóricas, aulas práticas e laboratoriais, culminando num trabalho de dissertação a realizar com um elevado grau de autonomia. As diferentes tipologias de aulas adotadas em cada UC e as metodologias de ensino (ensino baseado em projeto, ensino baseado em pesquisa autónoma, etc.) estão adaptadas ao nível de aprendizagem pretendido, sempre que possível com grande ênfase na componente prática experimental.
ESPECIALIZAÇÕES
Telecomunicações, Eletrónica e Computadores; Energia; Automação.