CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

OBJETIVOS

Resultando de uma parceria entre as Faculdades de Belas Artes, Economia, Engenharia e Letras, o ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ciências da Comunicação tem por objetivo proporcionar aos seus estudantes:

• uma formação científica e profissional, combinando sólidos conhecimentos em Ciências Sociais e Humanas com a vertente das novas tecnologias da informação e da comunicação, e as dimensões estética e criativa;
  • conferir acrescidas competências de análise, produção e criação dos média e dos processos comunicacionais.

O MECC estrutura-se em três ramos — Comunicação Política, Cultura, Património e Ciência e Estudos dos Média e do Jornalismo — adotando um plano curricular com uma duração de quatro semestres, totalizando 120 ECTS:

• 60 ECTS de componente letiva, em que o mestrando escolherá um dos três ramos disponíveis, no âmbito dos quais poderá optar por algumas unidades curriculares totalizando 6 ECTS, para complementar a sua formação de acordo com os seus interesses e competências;

no terceiro semestre o estudante optará pela Via de Especialização Profissional (obriga à realização de um Estágio e de um Relatório de de Estágio) ou pela Via de Investigação (obriga à apresentação de uma Dissertação) que se prolongará no 4º semestre, perfazendo os 60 ECTS remanescentes.

DIPLOMA

Após completar os 2 anos de curso, o graduado tem acesso a um diploma de Mestrado em Ciências da Comunicação.

PRINCIPAIS ÁREAS DISCIPLINARES

Comunicação, política, cultura, jornalismo, Media.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os diplomados do MECC têm competências para exercer funções na área das Ciências da Comunicação, desde o jornalismo (escrito, radiofónico, televisão e online) à produção e análise de comunicação em contextos ligados à política, à cultura, à ciência e ao património.

PLANO CURRICULAR

CONDIÇÕES DE ACESSO

Pode efetuar a sua candidatura se:

• for graduado ou equivalente legal;
  • for titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos de graduado pela Comissão Científica do curso;
  • for titular de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela comissão científica;
  • for detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela respetiva Comissão Científica.

As candidaturas decorrem na Faculdade de Letras da U.Porto

TAXA ANUAL

300€ X 10 prestações (inclui redução de 50% para estudantes do Brasil)

TAXA DE CANDIDATURA:

IDIOMA