ENGENHARIA QUÍMICA
OBJETIVOS
São objetivos gerais da Licenciatura em Engenharia Química:
- Preparar os estudantes para uma carreira em atividades práticas na área da Engenharia Química, em diversos ambientes industriais e profissionais, ou dotá-los de competências para ingressarem num 2º ciclo em Engenharia Química ou em áreas afins;
- Preparar os estudantes para ambientes tecnológicos em rápida mudança, com o conhecimento central na área da Engenharia Química, mas também para o desenvolvimento multidisciplinar e pessoal ao longo das suas carreiras profissionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Da perspetiva de formação, a Licenciatura em Engenharia Química promove o desenvolvimento ou aquisição das seguintes competências:
- Entender a natureza e dimensão das indústrias transformadoras com laços estreitos com a Engª. Química;
- Compreender os princípios da física, química e biologia e sua aplicação em processos de análise;
- Adquirir os conhecimentos necessários em áreas das ciências de base e nucleares do ciclo de estudos que permitam a resolução de problemas fundamentais em Engª. Química;
- Ter a consciência dos métodos disponíveis para a implementação e operação de sistemas em contextos industriais e sociais, com todas as implicações inerentes;
- Ser capaz de comunicar eficazmente com especialistas e não especialistas, utilizando as ferramentas mais adequadas.
METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
O perfil de formação do ciclo de estudos é o da Engenharia Química, com base nas ciências físicas (Química e Física) e nas ciências da vida (Biologia), juntamente com conhecimentos de Matemática e conteúdos de desenvolvimento pessoal. A cultura geral (prática) da engenharia é acentuada através de uma perspetiva pedagógica em constante renovação.
Assim, o percurso do estudante durante o ciclo de estudos inicia-se com a formação em unidades curriculares (UCs) na área das ciências básicas, e evolui para UCs mais específicas das áreas de ciências de engenharia e engenharia química. As metodologias de ensino vão-se também adaptando desde uma formação inicial mais teórica até uma formação mais aplicada e prática, com maior autonomia dos estudantes nos últimos anos. A tipologia e metodologias de ensino de cada UC acompanham esta evolução, adaptando-se ao nível de aprendizagem que se pretende alcançar.