ENGENHARIA DE MATERIAIS
OBJETIVOS
A Licenciatura em Engenharia de Materiais (L.EMAT) tem como principal objetivo conferir uma formação abrangente em Ciência de Materiais e Engenharia. Ao longo dos seis semestres do ciclo de estudos, assegura-se uma sólida formação em Ciências Básicas (Matemática, Química, Física),
Ciências de Engenharia (Desenho e Métodos Computacionais) e Ciência e Tecnologia de Materiais, com uma forte componente de ensino prático e laboratorial. Assegura-se, ainda, o desenvolvimento de competências transversais para a atividade de Engenharia ao longo do ciclo de estudos e de uma experiência em contexto real de trabalho no âmbito do projeto de licenciatura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O principal objetivo da L.EMAT é formar licenciados com conhecimentos abrangentes em Ciências Básicas (Matemática, Química, Física) e em Ciências de Engenharia (Desenho e Métodos Computacionais), para além de conhecimentos específicos em Engenharia de Materiais que incluem uma visão ampla das propriedades, processamento e aplicações das grandes classes de Materiais (Metálicos, Cerâmicos e Poliméricos, onde se incluem os Nanomateriais e Biomateriais). Apesar de se tratar de uma formação de carácter abrangente, contemplando, inequivocamente, a progressão para a formação em segundo ciclo, a L.EMAT também prepara os estudantes para:
- intervir no vasto campo da Engenharia de Materiais;
- analisar e resolver problemas de engenharia em contextos diversificados, incluindo nessa análise os aspetos sociais, científicos e éticos mais relevantes;
- interagir com os pares dentro de equipas multidisciplinares, numa atitude colaborativa e de responsabilidade profissional e ética.
METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
O perfil de formação adotado pela L.EMAT garantirá diplomados com conhecimentos abrangentes em Ciência e Engenharia de Materiais. Assim, de um modo geral, procura-se desenvolver a aprendizagem ativa, nomeadamente, através da resolução de exercícios, construção de desenho geométrico, planeamento e condução de experimentação, bem como a identificação e resolução de problemas de engenharia. Além disso, as metodologias de ensino vão-se adaptando ao percurso do estudante, fundamentando-se, inicialmente, em fatores
motivacionais e capacidades comportamentais: aprender a aprender, trabalho em grupo, pesquisa e comunicar resultados. Nos dois últimos anos, reforça-se a prática laboratorial e proporciona-se um estágio em ambiente industrial ou de investigação, constituindo- se
como fatores determinantes no processo de aprendizagem e uma mais valia para os estudantes ao conferir-lhes importantes competências práticas e comportamentais.