ENGENHARIA DO AMBIENTE
OBJETIVOS
O principal objetivo da Licenciatura em Engenharia do Ambiente (L.EA) é dar formação de excelência nas ciências de base que alicerçam a Engenharia do Ambiente, nomeadamente nas áreas científicas básicas (ciências físicas e ciências naturais) e nas ciências tecnológicas comuns aos ciclos de estudo de engenharia (tais como fenómenos de transporte – mecânica de fluidos e transferência de calor e massa – e operações unitárias aplicadas em laboratórios de engenharia do ambiente) e específicas do domínio ambiental, complementadas por conhecimentos da área da gestão (métodos de decisão e ferramentas de decisão ambiental e planeamento).
Esta formação visa principalmente garantir que os licenciados apresentam os necessários conhecimentos para prosseguirem estudos no âmbito do mestrado, onde obterão as competências plenas ao exercício da profissão de Engenheiro do Ambiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aquisição de competências que alicerçam uma formação completa em Engenharia do Ambiente.
Os objetivos educacionais fundamentais são os constantes dos descritores CDIO , permitindo a aquisição com a necessária proficiência de conhecimentos dos níveis 1 a 3, nas áreas científicas básicas (1.1) (físicas e naturais), nas ciências de engenharia e tecnológicas (1.2) e especificamente do domínio ambiental e sua gestão (1.3). Estes permitem a obtenção de aptidões para o desenvolvimento preliminar de soluções nos diferentes compartimentos ambientais em atividades de cariz industrial, urbano ou comercial (2.1-2.3). As competências interpessoais são adquiridas pelos métodos de ensino e por UC de competências transversais (3.1-3.3).
METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
A estrutura curricular apresenta UC do tipo teórico/teórico-prático (T/TP), teórico-prático (TP) e laboratorial (PL). São realizadas aulas expositivas com enfoque nos fundamentos teóricos e sua aplicação (T/TP). Nas aulas teórico-práticas realiza-se a discussão e resolução de problemas/casos práticos com exposição dos conceitos teóricos chave (TP e T/TP). Nas aulas laboratoriais os estudantes realizam trabalhos práticos, geralmente em grupo. Em alguns casos, os estudantes assistem a palestras e concretizam relatórios e apresentações orais.
O processo de ensino-aprendizagem está centrado no trabalho autónomo e tutorado do estudante e é efetuada uma monitorização da evolução e da aquisição de conhecimentos, valorizando a sua participação e realizando avaliações periódicas.
As metodologias de ensino e avaliação são diversas e adequadas para permitir a aquisição dos conhecimentos e a obtenção das aptidões e competências técnicas, pessoais, interpessoais definidas para o ciclo de estudos.