BIOENGENHARIA
OBJETIVOS
O principal objetivo é o de preparar recursos humanos com capacidade para abordarem de uma forma multidisciplinar problemas de biomedicina e de biotecnologia industrial sob as perspetivas da enga dos dispositivos, de processos e da engenharia molecular, promovendo a capacidade de compreensão sistemática num domínio específico.
Pretende-se que os graduados sejam capazes de manipular, operar e manter sistemas e serviços em domínios específicos da Bioengenharia. Pretende-se também assegurar que os estudantes tenham contato experimental com técnicas de investigação, por forma a desenvolver a curiosidade/interesse pela realização de investigação científica de alto nível de carácter fundamental e/ou aplicado, segundo os parâmetros de qualidade e padrões éticos internacionalmente aceites.
Nos objetivos de formação do plano de estudos incluem-se também o desenvolvimento de competências para realização de trabalho em grupo para a comunicação com os seus pares e com a comunidade académica e empresarial.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os licenciados devem ser capazes de conceber, projetar, implementar e operar sistemas complexos, geradores de valor acrescentado, num contexto de sustentabilidade ambiental e social, e de ética profissional e social. Acresce uma formação cívica integral,com formação extracurricular. Os estudantes devem adquirir capacidades e atitudes que lhes proporcionem, o desempenho desejável em trabalho de grupo em ambientes multiculturais e multidisciplinares, na inovação, e como agentes de mudança.Os objetivos da aprendizagem da LiBIO foram desenhados tendo por base os referenciais CDIO e EUR-ACE.
Os descritores CDIO visam a aquisição de proficiência em: ciências básicas; ciências da engenharia; tecnologias da sua área de formação; gestão de projeto, implementação e operação de sistemas; capacidades e atitudes interpessoais e profissionais;e conceção, projeto, operação de sistemas na empresa e no contexto social. Estes descritores estão já adaptados às exigências da acreditação nos EUA pelo ABET.
METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
As metodologias adotadas (atividades letivas teórico-práticas e/ou práticas laboratoriais) para a generalidade das unidades curriculares do ciclo de estudos permitem uma abordagem de treino sistemático de aplicação dos conhecimentos adquiridos (formação teórica) às aptidões e competências a adquirir (formação prática). Ao executar várias tarefas de laboratório nos dois primeiros anos do programa, os estudantes recebem formação completa em técnicas básicas de laboratório e tecnologia.
O programa também inclui várias tarefas e projetos integrados, a serem realizados individualmente ou em grupo, envolvendo tutoriais nas quais os estudantes podem discutir o seu trabalho com os professores. Isso permite que os estudantes correlacionem diversos aspetos do conhecimento e o apliquem em várias situações práticas envolvendo Bioengenharia – além de desenvolver competências pessoais e capacidades de resolução de problemas, bem como de análise, síntese e avaliação.