MORADIA

Para os estudantes que procuram moradia na cidade do Porto existem vários tipos de soluções possíveis, dependendo das preferências e orçamento de cada um.

Residências privadas

Dado o aumento pela procura de acomodação, empresas privadas estabeleceram-se no Porto com uma oferta elevada de quartos para estadias de médio ou longo prazo. Em 2019 estas empresas apresentam cerca de 800 novas camas na Asprela, numa distância de apenas 5 minutos a pé da Faculdade de Engenharia. E estima-se que em 2020 outras empresas se juntem com mais de 1500 novas camas na cidade do Porto. Trata-se de residências universitárias de luxo que, para além dos serviços básicos, incluem um pacote interessante de serviços como ginásio, piscina, porteiro permanente, entre outros. Os preços variam entre 435 EUR/pessoa (quarto partilhado) e 700 EUR/pessoa (quartos individuais).

Apartamentos privados

Você pode alugar um apartamento sozinho ou então junto com colegas, para partilhar as despesas. Nos primeiros tempos, a solução mais simples é mesmo alugar um quarto dentro de um apartamento onde todos os quartos são arrendados a estudantes como você.

Os preços variam conforme a localização ou as condições oferecidas, sendo normalmente exigidos dois meses de renda em avanço. Como consequência do aumento do turismo na cidade, os preços têm vindo a aumentar. Apesar disso, os preços são acessíveis comparando com Lisboa ou mesmo com as principais cidades europeias.

Há várias formas de procurar um quarto ou apartamento:

Residências da Universidade do Porto

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) facultam, nos três pólos da U.Porto, nove residências universitárias com capacidade limitada e especialmente direcionadas para estudantes com dificuldades financeiras. Normalmente, as listas de espera para as residências universitárias são longas, não sendo possível responder a todos os pedidos. Para mais informações, por favor consulte o site sigarra.up.pt/sasup

Sem capacidade financeira?

Programa Aconchego é um projeto conjunto da Câmara Municipal do Porto e da FAP Social (Federação Acadêmica do Porto). Os estudantes com menores recursos financeiros  podem viver sem custo de aluguel na casa de uma pessoa idosa solitária, auxiliando nas tarefas diárias.