Gestão da Mobilidade Urbana

OBJETIVOS

Este curso pretende criar uma oferta formativa na área da especialização em Mobilidade Urbana respondendo a uma lacuna formativa do mercado nacional. O ciclo de estudos destina-se a desenvolver competências de resolução de problemas reais concretos, com recurso a modelos de referência internacional e aos normativos e recomendações técnicas atuais. Pretende-se que os estudantes adquiram uma sólida formação de base, potenciando-os de uma vantagem competitiva para a sua inserção no mercado de trabalho, nacional e internacional.

Pretende-se que, no final do ciclo de estudos, os estudantes tenham fortalecido a capacidade de compreensão e de atuação sobre o sistema de transportes, e tenham desenvolvido competências que lhes permitam:

• Reconhecer, identificar e caracterizar problemas de funcionamento de um sistema de transportes;
    • Perceber e estimar os impactes que decisões ao nível do planeamento do território possam assumir no desempenho do sistema de transportes;
    • Definir estratégias e técnicas de intervenção que possibilitem melhorar o modo de funcionamento integrado dos sistemas de transportes;
    • Conceber, dimensionar, construir e fiscalizar diferentes elementos infraestruturais;
    • Propor e avaliar o desempenho integrado de diferentes soluções alternativas, numa ótica integrada de fluidez, segurança e emissões ambientais;
    • Promover o trabalho em equipa com formações e valências pluridisciplinares;
    • Desenvolver a capacidade de investigação no domínio da Mobilidade Urbana.

DIPLOMA

Após completar os 2 anos de curso, o graduado tem acesso a um diploma de Mestrado em Gestão de Mobilidade Urbana.

PRINCIPAIS ÁREAS DISCIPLINARES

Construção Civil e Engenharia Civil.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O ciclo de estudo potencia saídas profissionais que envolvam os domínios específicos do planeamento do território, dos transportes e da gestão integrada da mobilidade em meio urbano, assentes em políticas, princípios e estratégias inovadoras e de sustentabilidade.

PLANO DE ESTUDOS 2023/2024

TAXA ANUAL

Estudantes CPLP: 450€ X 10 prestações* (inclui redução de 45%)

Estudantes Europeus: 150€ X 10 prestações*

*Ano académico 2023/2024. Verifique a lista completa de propinas aqui.

TAXA DE CANDIDATURA:

IDIOMA